9 de jan. de 2012

Bolo: qual modelo escolher?

Ta aí um item tão esperado quanto a noiva, ele é destaque na decoração e é uma tradição que se mantém viva que vem sendo cada vez mais utilizada.
Um bolo gostoso é importante, mas tão importante quanto o sabor é a aparência. São inúmeras as opções de modelos que encontramos por aí: rendado, com flores, com várias camadas, pequeno, rústico, tradicional, redondo, quadrado, branco, com cores fortes... Já não são poucas as dúvidas que nós noivas temos durante os preparativos porque precisamos ter também a indecisão na hora de escolher o modelo do bolo?Comigo não foi diferente, pesquisei vários modelos, gostei de uns, outros risquei de cara e fui criando minha pastinha de inspirações. Até que um dia me apaixonei por um e disse: é esse.

Se você está nessa fase de indecisão com o bolo segue abaixo algumas dicas que encontrei durante as minhas pesquisas e que podem ser úteis:

É importante que os noivos decidam se terão o bolo tradicional (aquele cortado pelos noivos na hora de servir) ou cenográfico também conhecido como “fake” (nesse caso o bolo verdadeiro é cortado na cozinha).  Há bolos cenográficos que tem um pequeno pedaço com o isopor retirado e preenchido por glacê ou algo assim, para que os noivos possam cortá-lo com a espátula. É função da assessora do seu casamento posicionar o bolo no salão com essa parte preenchida com glacê voltada para os noivos. Normalmente tem uma marquinha avisando onde você deve fazer o corte.

Além de ser mais econômico quando se quer um bolo de vários andares e de facilitar o transporte, o bolo cenográfico é útil quando o clima é muito quente tendo assim risco do bolo derreter. Há também a opção do bolo misto (primeiro andar verdadeiro e os demais falsos), útil quando a festa é para poucos convidados mas a noiva não abre mão de ter um bolo com vários andares. Ao decidir se você terá um bolo verdadeiro ou cenográfico no salão, pense em todas estas questões: tamanho, transporte, exposição…. e escolha o que for melhor para sua festa, porque nesse caso não existe certo ou errado!

Na hora de escolher o modelo é importante levar em consideração o estilo da festa: para um casamento romântico, um bolo em tonalidades claras decorado com flores e laços; para um casamento moderno você pode optar por uma cobertura com cores mais fortes.
Algumas perguntas importantes a serem feitas antes de encomendar o bolo.
- Você tem fotos dos bolos que você tem feito? Pode nos mostrar?
- Se trouxermos uma foto de um modelo de bolo que queremos você pode fazê-lo?
- Qual tamanho de bolo será necessário para o número de convidados que teremos? Quantos andares podem ter? É necessário o bolo fake?

5 comentários:

  1. Hummm... na minha casa de festa o bolo já tá incluindo no pacote, mas a gente escolhe como quer! Eu quero ele redondo, pq acho mais charmoso! A massa, com certeza, vai ser de chocolate e o recheio, acho, que de nozes e brigadeiro. ;)
    beijoks!
    amandavaicasar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O meu foi falso, só o bolo menor que estava no topo era de verdade, mas tinha outro bolo lá na cozinha ja cortado que foi servido para os convidados!
    Beijo flor
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Bem que eu queria um bolo como o da Cris, mas do jeito que o pessoal do Rio anda cismado com pasta americana, acho que não vai rolar... =/

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu quero um bolo de verdadeeee!

    E amo chocolate! rs

    Bju
    Cris

    ResponderExcluir