2 de abr. de 2012

Curso de noivos: OK!

Domingo realizamos o nosso curso de noivos. Escolhemos a igreja Sagrado Coração de Jesus, no Méier, bairro onde moro atualmente e onde continuaremos morando após o casamento. O curso teve início às 7:30 e  contou com a participação de mais de 30 casais, com idades variadas, histórias de vida diferentes, porém com objetivos iguais.

Apesar de ainda faltarem 6 meses até o casamento, não quis deixar pra muito perto do casório, pois não quero ter que fazer mil coisas ao mesmo tempo e ainda precisamos coincidir a data do curso com a folga do noivo. Sim, o noivo não tem folga todos os domingos.

Para quem vai casar na igreja Católica o curso é obrigatório. Os noivos devem ficar atentos no cronograma dos cursos, pois não é algo que tem todos os meses na mesma igreja, cada paróquia oferece o curso de acordo com sua agenda pastoral. A vantagem é que os noivos podem escolher a paróquia onde participarão do curso.  Ao fim é dado um certificado habilitando o casal para celebrações, basta depois apenas levar o comprovante na igreja onde vai casar.
O certificado do curso de noivos é documento necessário para dar entrada no Processo de Habilitação Matrimonial, juntamente com a certidão de batismo dos noivos para fins de matrimônio (requerida na Paróquia onde foram batizados).

Sobre o curso: foi o domingo todo, iniciou às 7:30 e finalizou às 16:30. Um pouco cansativo, mas foi bom. O curso foi realizado por alguns casais da igreja, e foram realizadas várias atividades, entre palestras, discussões, dinâmicas, sobre variados temas do matrimônio e da vida do casal. Tivemos café da manhã, almoço e lanche. Ah sim, foi necessário pagar uma taxa de R$ 40,00.
A parte mais marcante do curso para mim foi quando fizemos uma oração e em seguida nos foi pedido que repetíssemos um para o outro, algumas palavras que nos foram ditas. Logo em seguida tivemos a benção das nossas alianças e fizemos a troca das alianças. Foi quase uma mini simulação e, cheguei a conclusão que, se ali eu já me emocionei, no dia do casamento vai ser difícil conter as lágrimas

Mais uma etapa cumprida. Agora, “bora” definir os bem casados?!

Beijos!!

5 comentários:

  1. Meu curso de noivos durou 2 dias inteiros e eu estava com pneumonia, pensa que tristeza rs
    Mas mesmo assim guardei lembranças mto boas, é um momento mto especial
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Me emocionei daqui lendo! rs...
    Foi bom mesmo ter feito antes pra não ficar desesperada depois na correria do casamento.
    Bjim,
    Gabi

    ResponderExcluir
  3. Menina, deve ser um pouco cansativo um dia inteiro né? Mas dizem que é super produtivo, que tudo acaba sendo super agradavel. Imagino a emoção de fazer a simulação da troca das alianças, quando escuto a música que quero entrar na igreja já me emociono, imagino que no dia vou chorar horrores...rsss

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu também fiz o curso bem antecipada. Mas achei bem legal, gostei de fazer! Estou te seguindo. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ain, Jesus!

    Tô mto emotiva, gente! Que isso!
    Chorei com o relato, já me imaginei, rs
    sou mto boba, ai ai!

    Bjs

    ResponderExcluir