7 de dez. de 2011

Como solicitar uma proposta aos decoradores!


Senta que lá vem história...
Entramos na contagem para os 9 meses até o casório e nosso check list está me deixando mega feliz. Os itens base do casamento já estão todos fechados e no mês de Novembro conseguimos avançar muito nas nossas decisões. Fechamos contratos importantíssimos como o vestido da noiva, todos os doces e chocolates e o open bar. Tá bom que a noiva ainda quer incluir mais alguns docinhos, massss 100% dos doces já estão decididos, o que vier agora é extra.
O tempo está correndo cada dia mais e, começamos a pensar com mais carinho na nossa decoração. Como falei aqui nossa decoradora será a Lanna Corrêa, esse foi um dos itens que a noiva mais pesquisou antes de fechar o contrato. Recebi os mais diversos orçamentos, alguns com valores exorbitantes, mas a proposta de trabalho que mais se encaixou com o nosso perfil foi a Lanna. Lembro que quando agendamos a reunião com ela, fomos receosos de não caber no nosso orçamento e termos que “abrir mão” da Lanna.
Sabíamos desde o início que a decoração, do jeito que a noiva queria, não seria nada barato, por isso determinamos um orçamento teto e, aqueles profissionais que ultrapassassem esse orçamento já seriam automaticamente cortados. No dia da reunião a Lanna nos apresentou o orçamento de um casamento que ela faria para um número de pessoas semelhante ao nosso e no estilo rústico que é o estilo que queremos. Nesse orçamento estava incluso todos os itens necessários para a decoração, móveis, flores... e foi nos mostrando fotos de casamentos já realizados por ela em paralelo a esse orçamento. De início chegamos a achar que ela havia feito o orçamento para o nosso casamento de tão perfeito que se encaixava. Foi então que vimos que mesmo com as alterações de valores de 2011/2012 a decoração dos nossos sonhos caberia no nosso bolso e o contrato foi fechado no mesmo dia.


Vocês devem estar se perguntando o porquê de eu falar isso tudo. Pois bem, hoje, lendo o blog Vestida de Renda, encontrei uma postagem sobre “Como solicitar uma proposta aos decoradores” e foi então que me lembrei da nossa saga pela decoração. Como achei a postagem interessante para as noivinhas que ainda não decidiram esse item resolvi fazer meus comentários e colocar algumas dicas do Vestida de Renda. Caso queiram ler na íntegra basta clicar AQUI.

Segundo o blog, é importante que a noiva já tenha uma opinião formada sobre a decoração e para isso a internet é uma boa aliada. Como irei me casar num local que pede o rústico e pelo fato de tanto eu quanto o noivo amarmos o rústico, o estilo da nossa decoração foi facilmente definido. Mas, aquelas noivinhas que estiverem perdidas, busque imagens que tratem de decoração, os sites dos fotógrafos auxiliam muito. Criem uma pastinha exclusiva para decoração e vá salvando ali suas inspirações. Todas as fotos dessa postagem foram retiradas da minha pastinha de inspirações. No dia da reunião com a decoradora leve suas inspirações para auxiliar na elaboração do orçamento e, mantenha essa sua proposta para as demais reuniões com outros decoradores. Nos casos em que o decorador tiver uma proposta dele vale a pergunta: “qual seria a opção mais: “boa, bonita e barata” que ele teria para te oferecer”.

Você não pode se esquecer de levar “em consideração sempre que os valores mudam de acordo com o tamanho, as flores e o modelo do arranjo que escolher! Quanto mais flores, mais caro fica. Verifique quais são as flores da época para o seu casamento. Se o orçamento anda curto, tente então escolher arranjos mais disformes com mais complementos (flores menores para preencher) e folhagens. Outra dica para quem não abre mão de muitas flores é orçar arranjos em peças de vidro diretamente na água! O valor cai dependendo do decorador (se for justo), pois ele terá um gasto a menos também com o floral (aquele tijolinho verde onde se espeta as flores!).”

A Lanna não possui mobiliário próprio e o nosso salão também não, teremos que alugar, portanto é importante que você saiba se o seu local para a festa ou o seu decorador já possuem mobiliário.  Para quem está com o orçamento apertado essa é uma dica importante. Outra questão são as peças para a decoração, se o seu decorador tiver peças próprias e não cobrar pelo aluguel das mesmas, procure utilizar as peças dele, assim você já economiza uma boa graninha.
Dica da noiva: alguns decoradores oferecem também o serviço de cerimonial, avalie se fechando os dois itens com o mesmo profissional sai mais em conta que fechar separadamente. No nosso caso, fechamos com a Lanna também o cerimonial do dia.

Boa sorte a todas as noivinhas que estão na saga da decoração.

Beijos

3 comentários:

  1. bela decoração...adoreiii

    bjos
    http://respireecase.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Opa! Sorte, hein? =D
    Até agora também dei sorte: encontramos uma cerimonialista/decoradora que é um anjo e super pé no chão!

    Encontrei que me passou na quantidade de doces!!! =D
    Se bem que de vez em quando ainda tenho uns rompantes de encomendar mais alguns, viu?

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post!
    Ter um teto e saber o que quer é até quanto pode pagar. Opções existem muitas!

    bjos

    ResponderExcluir